Vislumbrando para fora
notas sobre o Filme Novo Historicista
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.264577Palavras-chave:
filme de vanguarda, novo historicismo, cultura material, estéticaResumo
O propósito deste ensaio é fazer algumas observações gerais sobre um recente desenvolvimento no filme e no vídeo de vanguarda, ao qual me referirei como a emergência do Filme Novo Historicista. O objetivo é descrever certas afinidades entre filmes e vídeos que refratam temas comuns ao cinema de vanguarda através do prisma da narrativa histórica. Em particular, esse ensaio irá comparar e contrastar o trabalho de quatro realizadores – David Gatten, Rebecca Meyers, Deborah Stratman e Erin Espelie – e minha intenção é esboçar algumas de suas preocupações temáticas, predileções estéticas e estratégias formais compartilhadas.
Referências
BVERLEY, R. The History and Present State of Virginia, in Four Parts. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1947.
BYRD, W. The Secret Diary of William Byrd of Westover, 1709-1712. Richmond: The Dietz Press, 1941.
BYRD, W. William Byrd’s Histories of the Dividing Line Betwixt Virginia and North Carolina. Raleigh: The North Carolina Historical Commission, 1929.
FRAMPTON, H. Incisions in History/Segments of Eternity. In: FRAMPTON, H. (ed.). Circles of Confusion: Film Photography Video Texts 1968-1980. Rochester: Visual Studies Workshop Press, 1983. p. 88.
FRAMPTON, H. For a Metahistory of Film: Commonplace Notes and Hypotheses. In: FRAMPTON, H. (ed.). Circles of Confusion: Film Photography Video Texts 1968-1980. Rochester: Visual Studies Workshop Press, 1983. p. 112.
GALAGHER, C.; GREENBLATT, S. Practicing New Historicism. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.
GENUTH, S. S. Comets, Popular Culture, and the Birth of Modern Cosmology. Princeton: Princeton University Press, 1997.
GUNNING, T. Towards a Minor Cinema: Fonoroff, Herwitz, Ahwesh, Klahr, LaPore and Solomon. Motion Picture, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 2-5, 1989-1990.
GUNNING, T. The Secret Language of the Traces of Light: David Gatten’s Dividing Line. In: STULTS, C. (ed.). Texts of Light: A Mid-Career Retrospective of Fourteen Films by David Gatten. Columbus: Wexner Center for the Arts, 2011. p. 7.
HICKS, D.; BEAUDRY, M. C. (ed.). The Oxford Handbook of Material Culture Studies. Oxford: Oxford University Press, 2010.
LEBRETON, J. The White Magic Book: Fortune Telling at Your Fingertips. London: C. A. Pearton, 1919.
MACDONALD, S. Interview with David Gatten. In: MACDONALD, S. (ed.). Adventures of Perception: Cinema as Exploration: Essays/Interviews. Berkeley: University of California Press, 2009. p. 309-329.
POWERS, J. Glancing Outward: Notes on the New Historicism Film. Millennium Film Journal, [S. l.], n. 61, p. 75-82, 2015.
SITNEY, P. A. Visionary Film: The American Avant-Garde, 1943-2000. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2002.
TAYLOR JR., L. B. Ghosts of Virginia’s Tidewater. Charleston: The History Press, 2011.
VEESER, H. Introduction. In: VEESER, H. (ed.). The New Historicism. London: Routledge, 1989. p. 11.
WOLF, E. The Dispersal of the Library of William Byrd of Westover. Proceedings of the American Antiquarian Society, [S. l.], v. 68, n. 1, p. 19-45, 1958.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucca Nicoleli Adrião

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.