Edição Atual

v. 16 n. 1 (2025): Fluxo contínuo
Publicado: 2025-05-22

ARTIGOS

  • Pensamento Computacional na Educação Matemática um mapeamento em dissertações e teses brasileiras

    Heloíza Lucena Tavares, Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
    195-211
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266018
  • Interatividade entre usuário e tecnologia nas etapas de modelagem matemática um olhar para produções de modelagem com tecnologias na Educação Matemática

    Manuel Jesus Mamani Lopez, Lilian Akemi Kato
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.259121
  • Perspectivas sobre Letramento Científico e Alfabetização Científica no Brasil um recorte da literatura publicada entre 2013 e 2023

    Jonas Souza Barreira, Siane Souza dos Santos, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Ana Cristina Viana Campos
    27-51
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264855
  • Implicações da formação de professores para o uso das tecnologias digitais educacionais na Educação Infantil em Campo Grande - MS

    Djanires Lageano Neto de Jesus, Alessandra Lopes da Rocha, Ananda Marcella Dutra Anizelli, Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu, Silvana Rodrigues Ferreira
    52-68
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096
  • Evolução e impacto dos modelos de gamificação no ensino superior

    Paulo André Silva
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264095
  • Geometria no metaverso uma análise do app Geometa

    Thalissa Moraes Costa Serejo, Silvana Tabosa Salomão
    91-109
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264128
  • Ensino de Matemática para alunos com TDAH possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno

    Bruno Vinícius Moreira Cunha, Jader Otavio Dalto
    110-129
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105
  • O pensamento algébrico e a música entrelaces no currículo da cidade de São Paulo

    Matheus Duellberg Aniceto de Freitas, Priscila Bernardo Martins
    130-1`50
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264517
  • Narrativa, experiência e temporalidade entrelaçamentos na pesquisa em Educação Matemática

    Leoni Malinoski Fillos
    151-167
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.265062
  • Teorias de aprendizagem nos trabalhos científicos sobre jogos e Educação Financeira no Ensino Médio uma análise dos referenciais teóricos

    Gian Molinari Martini, Maria Cecília Pereira Santarosa, Vania Bolzan Denardi
    168-194
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266931
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A proposta é contemplar a diversidade temática e a intersecção entre as áreas científica e tecnológica, as quais oportunizarão: a divulgação de diferentes abordagens teóricas; o aprofundamento do campo conceitual pela construção do debate; a apresentação de práticas investigativas em diferentes perspectivas didático-pedagógicas desenvolvidas em pesquisas; e o debate teórico-metodológico atualizado. Tal dinâmica pretende criar na produção de cada número o ambiente científico convergente à sistematização da produção e fomentar o diálogo entre pesquisas em diferentes realidades sócio-culturais, contando com a contribuição de pesquisadores de diferentes regiões e nacionalidades, sem que haja a dissociação com projetos locais, nacionais e internacionais que visem ao desenvolvimento das áreas.

Assim, a Revista EM TEIA busca minimizar a carência de periódicos nesta área específica, particularmente quanto à produção iberoamericana, abrindo este espaço de publicação da produção dos pesquisadores e de promoção do debate pela comunidade científica.

Fazemos, por fim, o convite à leitura e à participação na Revista como foco na sua proposta: a criação de redes de contato e de intercâmbios na produção científica e tecnológica, teias que se entrecruzam e tematizam a pesquisa e a ação pedagógica em interdisciplinaridade, ancoradas, ainda, na reflexão sobre o contexto sócio-cultural e político que por meio de códigos, representações e símbolos alicerçam os principais debates que circulam em torno de questões do campo da Educação Matemática e da Educação Tecnológica.

A COMISSÃO EDITORIAL

 

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Esta revista é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPESQI), através do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.