Antes que seja tarde: aprendendo combinatória desde o início da escolarização

Autores

  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

combinatória, anos iniciais, recursos, ensino, aprendizagem

Resumo

O principal argumento desse texto – que a Combinatória pode ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental – baseia-se na observação de situações combinatórias no cotidiano das crianças; em recomendações curriculares; na verificação de que materiais didáticos já incluem diferentes tipos de situações combinatórias; em referenciais que defendem o longo processo de desenvolvimento de conceitos; e na constatação, em estudos anteriores, de que as crianças novas já são possuidoras de algumas noções combinatórias. Também são apresentados estudos que tiveram como objetivo analisar recursos para a aprendizagem da Combinatória no início da escolarização. Observou-se a eficácia do uso de material manipulativo, tais como figuras dos elementos de conjuntos dados, para o trabalho com crianças, desde a Educação Infantil e, também, material amparado no olfato e tato, para uma proposta inclusiva, junto a crianças com deficiência visual e crianças videntes. Verificou-se, também, que a construção de árvores de possibilidades – em lápis e papel ou no computador – é outro recurso que pode contribuir para a aprendizagem da Combinatória por crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, lançando, desse modo, bases para aprendizados posteriores.

Biografia do Autor

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e PhD pela Oxford Brookes University (2002). Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento conceitual do raciocínio combinatório, e o papel de significados, propriedades, relações e representações simbólicas no aprendizado matemático, análise de livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da UFPE (Geração), desde 2009.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Borba, R. E. de S. R. (2016). Antes que seja tarde: aprendendo combinatória desde o início da escolarização. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3883