Um jogo de linguagem: possibilidades para a produção de conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade com alunos do 4º ano do ensino fundamental

Autores

  • Jaqueline Lixandrão Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Emily de Vasconcelos Santos Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

combinatória, probabilidade, estatística, anos iniciais, elaboração conceitual

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre o desenvolvimento de conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade desenvolvidos a partir do jogo “Corrida de Cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual da Paraíba por meio de uma situação de ensino em sala de aula. A investigação nos possibilitou observar que conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade emergem a partir do jogo “Corrida de Cavalos”, mas, para tanto, é fundamental que problematizações sejam desenvolvidas e intercedidas por elementos mediadores – linguagem e ambiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Lixandrão Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática, área: Educação Matemática.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Santos, J. L., & Santos, E. de V. (2016). Um jogo de linguagem: possibilidades para a produção de conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade com alunos do 4º ano do ensino fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3889