A noção de possível na probabilidade e na combinatória em estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Giselda Magalhães Moreno Nóbrega Colégio Equipe
  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

noção de possível, probabilidade, raciocínio combinatório, crianças

Resumo

O presente estudo investiga a concepção de possível no âmbito do conhecimento matemático a partir das noções iniciais de crianças sobre probabilidade e combinatória. Cento e oitenta crianças alunas do último ano da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental foram individualmente entrevistadas. A entrevista consistia em responder perguntas acerca de situações que envolviam a probabilidade (especificamente a noção de chance) e a combinatória (especificamente problemas de produto cartesiano). Os participantes eram solicitados a justificar suas respostas. Os dados mostraram que mesmo as crianças mais novas apresentavam noções sobre o possível, sendo isso particularmente observado em relação à noção de chance. Verificou-se uma progressão entre os anos escolares até o 3º ano, havendo uma estabilidade do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental no que se refere ao conceito de chance. Em relação ao raciocínio combinatório, a progressão observada era menos evidente entre anos escolares consecutivos. Concluiu-se que a concepção de possível não é uma noção unitária, pois envolve diferentes facetas do conhecimento matemático.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DANTAS, C. A. B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2008.

ENGLISH, L. Young children’s combinatorics strategies. Educational Studies in Mathematics, New Zeland, v. 22, p. 451-474, 1991.

ENGLISH, L. Children’s use of domain-specific knowledge and domain-general strategies in novel problem solving. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 62, n. 2, p. 203-216, 1992.

ENGLISH, L. Children´s strategies for solving two-and-three-dimensional combinatorial problems. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 24, n. 3, p. 255-273, 1993.

MARQUES, P. Probabilidade. 2010. Disponível em: < http://www.algosobre.com.br/matemática/nocoes-de-probabilidade >. Acesso em: 07 jun. 2012.

MEKHMANDAROV, I. Analysis and Synthesis of the Cartesian product by kindergarten children. In: NAKAHARA, T.; KOYAMA, M. Proceedings of the 24th Annual Conference of the Group for the Psychology of Mathematics Education. Hiroshima: PME, v. 3, p. 295-301, 2000.

MOUSOULIDES, N. G.; ENGLISH, L. D. Kindergarten students’ understanding of probability concepts. 2009. Disponível em: <http://eprints.qut.edu.au/29682/1/29682.pdf > Acesso em: 21 out. 2011.

NIKIFORIDOU, Z.; PANGE, J. Can probability combinations/estimations be assessed in preschoolers with the use of computers (PowerPoint)? 2007. Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/sat07/Nikiforidou_Pange.pdf> Acesso em: 21 out. 2011.

PESSOA, C. A. S.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetiké, v. 17, p. 105-150, 2009. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2012.

PIAGET, J. A origem da idéia do acaso na criança. Rio de Janeiro: Record Cultural, 1951.

PIAGET, J. O possível e o necessário: a evolução dos possíveis na criança. vol. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985a.

PIAGET, J. O possível e o necessário: a evolução dos necessários na criança. vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985b.

SPINILLO, A. G. Noções iniciais das crianças sobre probabilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, n. 1, p. 47-68, 1995.

SPINILLO, A. G. O conceito de chance em situações de julgamento e de construção. In: NOVAES, M. H.; BRITO, M. R. F. Psicologia na educação: articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica. Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 5, p. 167-186, 1996.

SPINILLO, A. G. O conceito de chance em crianças: noções iniciais e possibilidades de ensino. In: Semana de estudos em Psicologia da educação matemática, 2, 1997, Recife. Anais da II Semana de estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife, 1997a.

SPINILLO, A. G. Chance estimates by young children: strategies used in an ordering chance task. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 21., Lahti. Proceedings of the 21st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Lahti, 1997b.

SPINILLO, A. G. Children’s use of part-part comparisons to estimate probability. Journal of Mathematical Behavior, New Brunswick, v. 21, n. 3, p. 357-369, 2002.

WAY, J. A study of children’s probability judgements. 1996. Disponível em: <http://www.merga.net.au/documents/RP_Way_1996.pdf>. Acesso em: 21out. 2011.

Downloads

Publicado

2016-09-17

Como Citar

Nóbrega, G. M. M., & Spinillo, A. G. (2016). A noção de possível na probabilidade e na combinatória em estudantes do ensino fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3894