A noção de possível na probabilidade e na combinatória em estudantes do ensino fundamental
Palavras-chave:
noção de possível, probabilidade, raciocínio combinatório, criançasResumo
O presente estudo investiga a concepção de possível no âmbito do conhecimento matemático a partir das noções iniciais de crianças sobre probabilidade e combinatória. Cento e oitenta crianças alunas do último ano da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental foram individualmente entrevistadas. A entrevista consistia em responder perguntas acerca de situações que envolviam a probabilidade (especificamente a noção de chance) e a combinatória (especificamente problemas de produto cartesiano). Os participantes eram solicitados a justificar suas respostas. Os dados mostraram que mesmo as crianças mais novas apresentavam noções sobre o possível, sendo isso particularmente observado em relação à noção de chance. Verificou-se uma progressão entre os anos escolares até o 3º ano, havendo uma estabilidade do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental no que se refere ao conceito de chance. Em relação ao raciocínio combinatório, a progressão observada era menos evidente entre anos escolares consecutivos. Concluiu-se que a concepção de possível não é uma noção unitária, pois envolve diferentes facetas do conhecimento matemático.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DANTAS, C. A. B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2008.
ENGLISH, L. Young children’s combinatorics strategies. Educational Studies in Mathematics, New Zeland, v. 22, p. 451-474, 1991.
ENGLISH, L. Children’s use of domain-specific knowledge and domain-general strategies in novel problem solving. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 62, n. 2, p. 203-216, 1992.
ENGLISH, L. Children´s strategies for solving two-and-three-dimensional combinatorial problems. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 24, n. 3, p. 255-273, 1993.
MARQUES, P. Probabilidade. 2010. Disponível em: < http://www.algosobre.com.br/matemática/nocoes-de-probabilidade >. Acesso em: 07 jun. 2012.
MEKHMANDAROV, I. Analysis and Synthesis of the Cartesian product by kindergarten children. In: NAKAHARA, T.; KOYAMA, M. Proceedings of the 24th Annual Conference of the Group for the Psychology of Mathematics Education. Hiroshima: PME, v. 3, p. 295-301, 2000.
MOUSOULIDES, N. G.; ENGLISH, L. D. Kindergarten students’ understanding of probability concepts. 2009. Disponível em: <http://eprints.qut.edu.au/29682/1/29682.pdf > Acesso em: 21 out. 2011.
NIKIFORIDOU, Z.; PANGE, J. Can probability combinations/estimations be assessed in preschoolers with the use of computers (PowerPoint)? 2007. Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/sat07/Nikiforidou_Pange.pdf> Acesso em: 21 out. 2011.
PESSOA, C. A. S.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetiké, v. 17, p. 105-150, 2009. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2012.
PIAGET, J. A origem da idéia do acaso na criança. Rio de Janeiro: Record Cultural, 1951.
PIAGET, J. O possível e o necessário: a evolução dos possíveis na criança. vol. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985a.
PIAGET, J. O possível e o necessário: a evolução dos necessários na criança. vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985b.
SPINILLO, A. G. Noções iniciais das crianças sobre probabilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, n. 1, p. 47-68, 1995.
SPINILLO, A. G. O conceito de chance em situações de julgamento e de construção. In: NOVAES, M. H.; BRITO, M. R. F. Psicologia na educação: articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica. Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 5, p. 167-186, 1996.
SPINILLO, A. G. O conceito de chance em crianças: noções iniciais e possibilidades de ensino. In: Semana de estudos em Psicologia da educação matemática, 2, 1997, Recife. Anais da II Semana de estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife, 1997a.
SPINILLO, A. G. Chance estimates by young children: strategies used in an ordering chance task. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 21., Lahti. Proceedings of the 21st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Lahti, 1997b.
SPINILLO, A. G. Children’s use of part-part comparisons to estimate probability. Journal of Mathematical Behavior, New Brunswick, v. 21, n. 3, p. 357-369, 2002.
WAY, J. A study of children’s probability judgements. 1996. Disponível em: <http://www.merga.net.au/documents/RP_Way_1996.pdf>. Acesso em: 21out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

