Pictograma e sentido de número: saberes em movimento

Autores

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Sentido de número, Investigação Matemática, Educação Estatística

Resumo

Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de um ciclo de investigação, que é parte integrante de nossa pesquisa de Doutorado, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Matemática/UNESP- Campus Rio Claro. A fundamentação teórica vem da contribuição de Brocardo et al. (2008), Delgado (2013), Mcintosh, Reys e Reys (1992), Spinillo (2006, 2014), Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), Campos et al. (2011), dentre outros. A pesquisa é realizada com alunos de uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública municipal de Uberlândia – Minas Gerais – Brasil. Elegemos para nortear a pesquisa a seguinte pergunta: É possível, por meio de tarefas do contexto de ensino de Estatística, as crianças do ciclo de alfabetização desenvolverem o sentido de número? Como o foco da investigação é o desenvolvimento da ideia ou sentido de número, foram cumpridas pelas crianças diferentes tarefas na perspectiva da Educação Estatística. Para esse artigo, relatamos o desenvolvimento de um Ciclo de Investigação, o "Festival de tampinhas". De nossas análises parciais, inferimos que as tarefas, por nós elaboradas e aplicadas, contribuíram sobremaneira para a construção do sentido de número pelas crianças. 

Biografia do Autor

Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutoranda em Educação Matemática PPGEM/UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” – São Paulo Docente da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia – Minas Gerais

Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Livre-docente - Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação Instituto de Geociências e Ciências Exatas Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática Coordenadora do GPEE – Grupo de Pesquisa em Educação Estatística UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” São Paulo.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Campos, S. G. V. B., & Wodewotzki, M. L. L. (2016). Pictograma e sentido de número: saberes em movimento. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/4994