Pictograma e sentido de número: saberes em movimento
Palavras-chave:
Sentido de número, Investigação Matemática, Educação EstatísticaResumo
Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de um ciclo de investigação, que é parte integrante de nossa pesquisa de Doutorado, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Matemática/UNESP- Campus Rio Claro. A fundamentação teórica vem da contribuição de Brocardo et al. (2008), Delgado (2013), Mcintosh, Reys e Reys (1992), Spinillo (2006, 2014), Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), Campos et al. (2011), dentre outros. A pesquisa é realizada com alunos de uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública municipal de Uberlândia – Minas Gerais – Brasil. Elegemos para nortear a pesquisa a seguinte pergunta: É possível, por meio de tarefas do contexto de ensino de Estatística, as crianças do ciclo de alfabetização desenvolverem o sentido de número? Como o foco da investigação é o desenvolvimento da ideia ou sentido de número, foram cumpridas pelas crianças diferentes tarefas na perspectiva da Educação Estatística. Para esse artigo, relatamos o desenvolvimento de um Ciclo de Investigação, o "Festival de tampinhas". De nossas análises parciais, inferimos que as tarefas, por nós elaboradas e aplicadas, contribuíram sobremaneira para a construção do sentido de número pelas crianças.
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