OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS: O PAPEL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA IMPLANTAÇÃO DO SPED FISCAL EM UM GRUPO DE EMPRESA DO SETOR SIDERURGICO.
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v9i4.42-60Palavras-chave:
Contabilidade, impostos, obrigações acessórias e Sistema Publico de escrituração digital (SPED).Resumo
Este artigo teve como teve como objetivo discutir o papel do sistema público de escrituração fiscal, como foco a ramificação o SPED Fiscal. O objetivo geral foi apontar os desafios enfrentados pelo profissional contábil e a o grupo de empresa do setor siderúrgico, para atender as exigências dessa obrigação acessória. A partir da pesquisa realizada que utilizou como metodologia um estudo de caso, foi possível levantar as transformações por meio da implantação de vários processos da empresa para se adequar ao novo sistema e apresentar o processo operacional utilizado por ela para atender as exigências legais feitas pelo governo. Além disso, foi possível mostrar o quanto o SPED Fiscal possibilita ao fisco informações instantâneas, e aptas de comprovações por meio de cruzamentos de dados entre seus clientes e fornecedores ou até mesmo por meio de outras obrigações acessórias cumpridas pela empresa, o que proporciona maior segurança das informações geradas, dificulta as possíveis fraudes e proporciona maior aproximação do fisco com seu contribuinte. Palavras chaves: Contabilidade, impostos, obrigações acessórias e Sistema Publico de escrituração digital (SPED).Downloads
Publicado
25.12.2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.