MARKETING CONTÁBIL COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA/PB

Autores

  • Ronildo de Sousa Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Benedito Manoel do Nascimento Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021014

Palavras-chave:

Marketing contábil. Empresas contábeis. Captação e fidelização de clientes.

Resumo

No cenário atual, é notório que as mudanças no mercado são constantes. Diante de tais circunstâncias, o mercado e a contabilidade estão dentro de um mesmo contexto, surgindo daí, a necessidade de contadores empresários fazerem uso de ferramentas e estratégias de marketing contábil, para captação e fidelização de novos clientes. Desse modo o estudo teve como objetivo verificar como os escritórios de contabilidade de Catolé do Rocha/PB utilizam o marketing contábil visando à captação e fidelização de clientes. Para chegar nesse objetivo analisaram-se dados e informações obtidas em um estudo multicaso, envolvendo quatro escritórios de prestação de serviços contábeis localizados na Cidade de Catolé do Rocha/PB. Os dados foram obtidos por meio de questionário e analisados por meio de abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados obtidos revelam que as empresas contábeis pesquisadas adotam práticas de marketing, porém, não existe ligação a um plano estratégico no que diz respeito à captação e fidelização de clientes.

Biografia do Autor

Ronildo de Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Benedito Manoel do Nascimento Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor Mestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

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Publicado

27.04.2022