Competências Profissionais para Ingresso no Mercado de Trabalho dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • MARCIA REGINA BARBOSA MOTA Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • LILIAN MEIRA PURCINELLI Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • ANA LÚCIA FONTE DE SOUZA VASCONCELOS Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • VILMA SLOMSKI Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021018

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Competências, Mercado de Trabalho.

Resumo

O mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente em relação às habilidades e competências requeridas pelas empresas dos profissionais contábeis para o exercício de suas atividades laborais. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar a percepção dos formandos do curso em Ciências Contábeis quanto às competências essenciais necessárias para seu desempenho profissional, à formação acadêmica (capacidades) que estão recebendo como preparação profissional que entendem ser necessárias para ingressar no mercado de trabalho, a partir das competências adaptadas do modelo de Cardoso (2006). A pesquisa envolveu 99 alunos matriculados no sétimo e oitavo semestre do curso de bacharelado em ciências contábeis de oito Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo, sendo 86 particular e 13 pública. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa descritiva do tipo survey, de natureza qualitativa, com variáveis quantitativas e levantamento do tipo survey, que envolveu a coleta de dados através da aplicação de questionário por meio do QuestionPro, cuja análise foi feita através de técnicas estatísticas. As variáveis investigadas se relacionam com o perfil do aluno, exigências profissionais em relação às demandas do mercado, competências necessárias e percepção do mesmo sobre a formação acadêmica e sua preparação para ingressar no mercado de trabalho. Conclui-se que o modelo de competência adaptadas por Cardoso (2006) mostrou-se adequado. Dos alunos respondentes da pesquisa, 91% sabem o que vão fazer após a finalização do curso e entendem que a formação recebida, bem como as competências ensinadas durante o curso estão em conexão com as competências requeridas pelo mercado de trabalho. Apesar deste resultado positivo, observou-se que o mesmo contrasta com outros achados em estudos sobre empregabilidade de alunos de ciências contábeis, que apontaram como problemas iniciais de emprego mais frequentemente encontrados pelas empresas, a falta de conhecimento técnico, dificuldade em aplicar o conhecimento adquirido na Universidade e a falta de domínio do inglês. As empresas também demonstraram preferência por pessoas equilibradas, responsáveis e com atitudes positivas, ou seja, que valorizam as competências comportamentais.

Biografia do Autor

MARCIA REGINA BARBOSA MOTA, Universidade Presbiteriana Mackenzie

MÁRCIA REGINA BARBOSA MPTA

Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018); Mestre em CEASI - Curso de Especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2004) e Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luis (1993).

LILIAN MEIRA PURCINELLI, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Lilian Meira Purcinelli

Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com Dupla Titulação (em fase de defesa) Mestrado de Gestão Especialização em Contabilidade pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico da Guarda (ESTG/IPG), Portugal. Pós-Graduação (strito senso) na Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (GFCA). Bacharell em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

ANA LÚCIA FONTE DE SOUZA VASCONCELOS, Universidade Presbiteriana Mackenzie

ANA LÚCIA FONTE DE SOUZA VASCONCELOS

Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP - PPGCC. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE). Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

27.04.2022