INFLUÊNCIA DOS QUESITOS NA PRODUÇÃO DA PROVA PERICIAL CONTÁBIL

Autores

  • Marcelo Rabelo Henrique Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Larissa Araujo Nakano Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Antoni Saporito Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Sandro Braz Silva Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2023.v17.e-023001

Palavras-chave:

perícia contábil, quesitos, laudo pericial.

Resumo

Com a crescente demanda pelo Poder Judiciário para a justa solução de litígios, a perícia contábil judicial se tornou uma importante ferramenta para revelar a verdade dos fatos, sendo solicitada quando o magistrado não possui conhecimento suficiente para o deslinde da questão, necessitando de opiniões técnicas de outros profissionais. Tendo como objetivo analisar a influência dos quesitos na produção da prova pericial contábil, bem como, analisar os principais pontos a serem aprimorados na elaboração dos quesitos. A metodologia utilizada se classifica como quantitativa, descritiva e indutiva, e para a coleta de dados foi utilizado questionário com escala Likert de 5 pontos. Os resultados obtidos a partir da percepção dos 128 respondentes foram que os quesitos apresentados pelas partes influenciam o laudo pericial, no entanto, a ausência de quesitos de ambas ou de uma das partes, bem como, a quantidade de quesitos apresentados não são capazes de influenciar ou comprometer a produção da prova pericial.

    

Biografia do Autor

Marcelo Rabelo Henrique, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas - ESEADE, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Strong Business School e Unip nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales. Journal of Economics Finance and Administrative Science. Avaliador e Moderador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB e Congresso ANPCONT. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças.    

Larissa Araujo Nakano, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduanda em Ciências Contábeis e Auditora   

Antoni Saporito, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.  

Sandro Braz Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutor em Administração de Empresas (2018) com foco em Finanças Corporativas, na Universidade Prebisteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Ciências Contábeis (2008) com pesquisa em Contabilidade e Orçamento Governamental, pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Jales (1999). Atualmente docente universitário na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), na UNIFAI (Centro Universitário Assunção) e eventualmente na pós-graduação Lato Sensu de Controlaodria, de Financas Corporativas e de Contabilidade IFRS, na FECAP. Como docente atuou na Graduação em SP, MG e MS; em Pós-graduação em SP, MG, MS e AM em disciplinas voltadas à Contabilidade, Análise de Demonstrações Contábil-Financeiras e, Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Autor de conteúdos didáticos em EaD relativos à Contabilidade Financeira/Societária em geral e Orçamento e Finanças Públicas, além de Professor de cursinhos para Exame de Suficiência em Contabilidade.Tem experiência em Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Pesquisas com foco: Contabilidade, Orçamento, Controladoria e Auditoria Governamental; Contabilidade Societária; Análise de Indicadores de Relatórios Contábil-Financeiros de empresas; Ensino Superior. 

Referências

BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil.

BRASIL. Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996. Lei da Arbitragem.

CESTARE, Terezinha Balestrin; PELEIAS, Ivam Ricardo; ORNELAS, Martinho Mauricio Gomes de. O laudo pericial contábil e sua adequação às normas do Conselho Federal de Contabilidade e à doutrina: um estudo exploratório. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/article/view/5568. Acesso em: 12 set. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC PP 01 – Norma profissional do perito. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, 19 mar. 2015.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TP 01 – Norma técnica de perícia contábil. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, 19 mar. 2015.

DA SILVA, Gilmara Batista Limeira et al. A percepção dos usuários sobre o laudo pericial e parecer técnico contábil. Práticas em Contabilidade e Gestão, v. 7, n. 4, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/12790/10456. Acesso em: 11 jun. 2020.

DE CARVALHO, Edjan Baldo; MARQUES, Claudio. Perícia contábil nas relações de trabalho em processos judiciais. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 24, n. 2, p. 36-52, 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/5787/3631. Acesso em: 22 jun. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GONÇALVES, Patrícia Celestino et al. Características do perito contador: perspectiva segundo os juízes da justiça federal, advogados da união e peritos contadores no contexto goiano. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.11, n. 22, p. 119-140, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2014v11n22p119/26478. Acesso em: 10 jul. 2020.

LEITÃO JUNIOR, Luiz Roberto Duran et al. Relevância do laudo pericial contábil na tomada de decisão judicial: percepção de um juiz. Revista de Informação Contábil, v. 6, n. 2, p. 21-39, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ricontabeis/article/view/7952/8029. Acesso em: 10 jul. 2020.

MAGALHÃES, Antonio de Deus Farias. Perícia contábil: uma abordagem teórica, ética, legal, processual e operacional. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MEDEIROS, Thaís Alves; JÚNIOR, Idalberto José das Neves. A qualidade do laudo pericial elaborado pelo perito contador na visão de magistrados do Rio de Janeiro e Brasília. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 159, p. 44-57, jan. 2012. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/757. Acesso em: 22 jun. 2020.

NEVES JÚNIOR, Idalberto José das et al. Perícia Contábil: as Estratégias e as contribuições da formulação dos quesitos para resultado da prova pericial. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2014.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Otimização do mix operacional de um escritório de perícias: uma aplicação de programação linear. Contabilidade Vista & Revista, v. 19, n. 1, p. 37-60, 2008. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/346. Acesso em: 10 jul. 2020.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Perícia contábil: o caso da compra financiada de apartamento em construção na cidade de São Paulo. Revista Alcance, v. 23, n. 2, p. 253-268, 2016. Disponível em: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/ra/article/view/4120. Acesso em: 15 ago. 2020.

SÁ, Antônio Lopes. Perícia contábil. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

SANTANA, Creusa Maria Santos de. A perícia contábil e sua contribuição na sentença judicial: um estudo exploratório. 1999. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SANTOS, Anderson Guedes dos; NEVES JÚNIOR, Idalberto José das. Um estudo sobre a utilização de pedidos de esclarecimentos como estratégia na Perícia Contábil na visão de magistrados e peritos contadores do Distrito Federal. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 169, p. 42-53, fev. 2012. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/issue/view/57. Acesso em: 15 ago. 2020.

ZANNA, Remo Dalla. Prática de perícia contábil. 1ª ed. São Paulo: IOB Thomson, 2005.

Downloads

Publicado

13.08.2023