GLASS CEILING E SEUS PRINCIPAIS REFLEXOS NAS PERSPECTIVAS DE CARREIRA NAS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2022.v16.e-022008Keywords:
Contabilidade, Gênero, Glass Ceiling, Perspectivas Profissionais.Abstract
O presente estudo visa analisar como as perspectivas profissionais das estudantes de Ciências Contábeis são influenciadas pelo fenômeno Glass Ceiling. Para tal, discutimos tais perspectivas a partir da lente teórica do Glass Ceiling que representa as múltiplas barreiras enfrentadas por mulheres em seu desenvolvimento profissional. Para alcançar o objetivo foram realizadas sete entrevistas com estudantes de idades e semestres diferentes, do curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior que foram analisadas por meio de pesquisa exploratória e descritiva. Dessa forma, buscou-se explicar as perspectivas vivenciadas por mulheres em diferentes estágios de vida e quais suas principais barreiras durante esta jornada. Os principais resultados obtidos foram condizentes com a lente teórica escolhida, sendo que as estudantes destacaram possíveis barreiras que esperam encontrar na profissão. Destaca-se que a principal barreira do Glass Ceiling encontrada neste estudo foi a maternidade, assim, pode-se constatar isso tanto com as entrevistadas que já são mães, quanto com as entrevistadas que ainda não possuem filho. Além disso, a maioria das entrevistadas acredita que a área da contabilidade oferece oportunidade iguais para homens e mulheres, mas que remuneração das mulheres permanece inferior na maioria dos casos, pela desigualdade de gênero. Dessa forma, conclui-se que as perspectivas profissionais das mulheres em Contabilidade abrangem barreiras (in)tangíveis e se desdobra a partir de contradições e desigualdades.References
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