ASSOCIAÇÃO ENTRE BETA CONTÁBIL E BETA DE MERCADO: ANÁLISE NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

Autores

  • Sarah Chinarelli Teixeira FEA/USP
  • Mauricio Ribeiro do Valle FEARP/USP

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v2i3.1-21

Palavras-chave:

risco, beta de mercado, beta contábil, correlação, associação.

Resumo

O propósito desse estudo foi verificar a existência de associação (correlação Spearman e Pearson) entre betas calculados a partir de dados de mercado (cotações e dividendos) e betas baseados em dados contábeis. Os resultados indicaram que há correlação significativa entre os betas, dependendo da especificação das variáveis contábeis. Adicionalmente, os resultados revelaram que o beta contábil obtido do lucro líquido apresentou a associação mais expressiva com o beta de mercado, o que é positivo por ser uma das informações mais amplamente divulgadas pelas empresas; a variável menos correlacionada foi o lucro por ação. No que concerne o ajuste da alavancagem e obtenção do beta de mercado "desalavancado”, introduzido nesse trabalho, houve correlação positiva entre o beta de mercado “desalavancado” e o beta contábil calculado a partir do lucro operacional. Outro fator importante foram os resultados das correlações obtidas de variáveis em suas diferenças nominais (primeiras diferenças) que apresentaram, em geral, coeficientes maiores, corroborando resultados de trabalhos anteriores, como o de Ball e Brown (1969).

Biografia do Autor

Sarah Chinarelli Teixeira, FEA/USP

Mestranda em Controladoria e Contabilidade no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA da Universidade de São Paulo –USP

Mauricio Ribeiro do Valle, FEARP/USP

Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEARP da Universidade de São Paulo –USP

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Publicado

08.02.2009