INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA DURANTE A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL .

Autores

  • Daiane Pias Machado FURG
  • Débora Gomes Machado FURG
  • Marcos Antonio Souza UNISINOS
  • Rogério Piva Silva FURG

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v3i2.37-60

Palavras-chave:

graduação em ciências contábeis, incentivo a pesquisa, pesquisa em contabilidade.

Resumo

O objetivo do estudo é investigar se os acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis são incentivados a realizar pesquisas científicas. Trata-se de uma survey, com abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos dados. Foram pesquisadas as universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário entre os coordenadores dos referidos cursos. A análise quantitativa dos dados ocorreu com a aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. As principais conclusões indicam que o incentivo para a realização de pesquisa científica está presente em 46% das IES, e que a concessão de bolsas de iniciação científica é o principal estímulo. Baseado nos resultados da regressão estimou-se que o impacto do apoio financeiro nas publicações é elástico, ou seja, para cada 1 de incremento nos recursos destinados a apoio financeiro as pesquisas aumentam 1,48 vezes.

Biografia do Autor

Daiane Pias Machado, FURG

Especialista em Ciências Contábeis - FURG. Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FURG

Débora Gomes Machado, FURG

Nestre en Ciências Contábeis pela UNISINOS. Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FURG

Marcos Antonio Souza, UNISINOS

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UNISINOS.

Rogério Piva Silva, FURG

Doutor em Economia pela AUM (Espanha). Professor do Curso de Graduação em Economia da FURG.

Downloads

Publicado

18.12.2009