INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA DURANTE A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL .
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v3i2.37-60Palavras-chave:
graduação em ciências contábeis, incentivo a pesquisa, pesquisa em contabilidade.Resumo
O objetivo do estudo é investigar se os acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis são incentivados a realizar pesquisas científicas. Trata-se de uma survey, com abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos dados. Foram pesquisadas as universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário entre os coordenadores dos referidos cursos. A análise quantitativa dos dados ocorreu com a aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. As principais conclusões indicam que o incentivo para a realização de pesquisa científica está presente em 46% das IES, e que a concessão de bolsas de iniciação científica é o principal estímulo. Baseado nos resultados da regressão estimou-se que o impacto do apoio financeiro nas publicações é elástico, ou seja, para cada 1 de incremento nos recursos destinados a apoio financeiro as pesquisas aumentam 1,48 vezes.Downloads
Publicado
18.12.2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.