A CONTRIBUIÇÃO DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS PARA A PESQUISA EM CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Abraão Freires Saraiva Júnior Universidade de São Paulo
  • Adriano Alcalde Universidade de São Paulo
  • Reinaldo Pacheco da Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v3i3.117-142

Palavras-chave:

Pesquisa em Contabilidade Gerencial. Visão Baseada em Recursos. Análise Bibliométrica.

Resumo

Este trabalho objetiva caracterizar que tipo de contribuição a Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View – RBV) pode trazer para a pesquisa em contabilidade gerencial, além de levantar os principais autores, instituições, países e veículos de publicação nos quais são realizadas e publicadas as pesquisas sobre RBV. Para cumprir este objetivo, é realizada uma análise bibliométrica sobre publicações acadêmicas internacionais a partir da base de dados ProQuest®. De um total de 374 trabalhos, são elencados 62 que utilizam como base teórica a RBV e apresentam contribuição para a pesquisa em contabilidade gerencial. Como principal resultado verifica-se que a RBV tem contribuído, principalmente, às questões ligadas ao desempenho organizacional. Além disso, é evidenciada a existência de uma concentração da pesquisa em RBV nas universidades dos Estados Unidos, principalmente, devido ao elevado número de citações dos trabalhos desenvolvidos por Jay Barney (Fisher College of Business).

Biografia do Autor

Abraão Freires Saraiva Júnior, Universidade de São Paulo

Formado MAGNA CUM LAUDE em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (2007), instituição onde realizou pesquisa no Grupo de Engenharia Econômica GEE. É ator de artigos nas áreas de gestão de custos, decisão mix de produtos e educação em engenharia. Atualmente é pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira.

Adriano Alcalde, Universidade de São Paulo

Formado em contabilidade pela Universidade de São Paulo e pesquisador (mestrado) do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Linha de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade Gerencial) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Reinaldo Pacheco da Costa, Universidade de São Paulo

Possui os títulos de bacharel em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor e pesquisador do grupo de Economia da Produção e Engenharia Financeira da Universidade de São Paulo, além de ser Professor/Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: planejamento da produção, estratégia de empresas, sistemas de custos, análise de investimentos, formação de preços industriais e sistemas de apoio à decisão.

Downloads

Publicado

11.01.2010