QUANDO O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A AUDITORIA EVITAM O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS? EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Antonio Lopo Martinez FUCAPE

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i1.76-93

Palavras-chave:

Conselho de Administração, Auditoria Independente, Gerenciamento de Resultados, Governança Corporativa

Resumo

Face aos escândalos contábeis ocorridos no mercado internacional houve uma crescente valorização das práticas de governança corporativa. Entre estas, destacam-se o fortalecimento do papel do Conselho de Administração e a reformulação dos serviços de Auditoria Independente. Este artigo investiga como as características do Conselho de Administração e dos Auditores Independentes estão correlacionadas com a propensão para a prática de gerenciamento de resultados no Brasil. Deseja-se testar se as boas práticas de governança corporativa minimizam earnings management. Para referência de boas práticas de governança corporativa observaram-se as sugestões constantes nas Cartilhas da CVM e do IBGC. Como proxy empírica para gerenciamento de resultados estimaram-se as acumulações discricionárias (discretionary accruals). A pesquisa teve como fonte de dados o sistema Economática e o Relatório sobre Conselhos de Administração da Spencer Stuart. Os resultados indicaram que a tolerância para earnings management pode ser explicada pelo perfil do Conselho de Administração. Adicionalmente, os testes indicaram uma maior permissividade das empresas de auditoria nacionais a prática de earnings management, do que seus pares de origem internacional.

Biografia do Autor

Antonio Lopo Martinez, FUCAPE

Concluiu o doutorado em Ph. D. Program In Agribusiness - University of Illinois em 1997. Atualmente é MEMBRO EDITORIAL DE REVISTA CIENTIFICA - Soc Brasil de Informática Aplicada Ao Agronegócio, Professor Visitante da Universidade Federal da Paraíba, Outro (especifique) - Professor Convidado da Universidade de Brasília e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou 7 artigos em periódicos especializados e 96 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros publicados. Possui 1 item de produção técnica. Participou de 1 evento no exterior e 6 no Brasil. Orientou 17 dissertações de mestrado1 tese de doutorado, além de ter orientado 6 trabalhos de iniciação científica e 11 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Informação. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Entre 1998 e 2002 coordenou 3 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial Controladoria e Custos. Em suas atividades profissionais interagiu com 60 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade, Contabilidade de Custos, Indicadores de desempenho gerencial, Medição de Desempenho, Supply chain management, Controladoria, Balanced Scorecard e Medição de desempenho empresarial. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

10.04.2010