Implantação do mapa estratégico e painel de desempenho em uma empresa comercial da região oeste do Paraná

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UNIOESTE
  • Wagner Igarashi UNIOESTE
  • José Braz Hercos Junior UEM
  • Elisangela Soares Ferreira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.23-41

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Mapa Estratégico, Painel de Desempenho

Resumo

Em anos recentes pesquisadores têm percebido que ferramentas tradicionais de gerenciamento não atendem a certas necessidades empresariais. Assim, foi identificada a necessidade de um instrumento que proporcionasse mais do que indicadores de desempenho, ou seja, se caracterizasse efetivamente como uma ferramenta de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) supre esta lacuna por ser um sistema de gestão estratégica com propósitos de curto e longo prazo. Ele tem como foco o alinhamento da organização, dos indivíduos, das iniciativas empresariais e a identificação de novos processos para o cumprimento da missão organizacional. O presente estudo tem como objetivo propor a implantação do mapa estratégico e painel de desempenho como ferramenta gerencial, utilizando como objeto de estudo uma empresa comercial. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e entrevistas, bem como foi aplicada a técnica delphi para operacionalizar o BSC na empresa objeto de estudo. Como resultado a ferramenta ofereceu à organização um método de apoio à tomada de decisão, melhorou o processo de tomada de decisão, permitiu a análise do desempenho operacional, melhorou o feedback e o aprendizado estratégico.

Biografia do Autor

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Wagner Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área acâdemica e profissional de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, recuperação de informações, tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.

José Braz Hercos Junior, UEM

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1988) , especialização em Especialização Em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2004) . Atualmente é Prof. Assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, incubadora, desenvolvimento regional.

Elisangela Soares Ferreira, UNIOESTE

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oestedo Paraná (2009)

Downloads

Publicado

18.02.2011