UM OLHAR SOBRE A HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL À LUZ DA TEORIA HABERMASIANA

Autores

  • José Paulo Cosenza UFF
  • Luiz da Costa Laurencel UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v5i4.79-103

Palavras-chave:

História da contabilidade, Práticas contábeis, Padrões contábeis, Teoria contábil, Teoria de Habermas

Resumo

Este trabalho oferece uma perspectiva crítica ao processo de convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais. A introdução de novos padrões contábeis para reconhecimento, mensuração e divulgação das informações econômico-financeiras constitui-se num grande desafio para a comunidade contábil brasileira, já que acarreta importantes mudanças de comportamento na conduta técnica profissional e implica em profundas alterações no conjunto regulatório brasileiro. O artigo enquanto ensaio teórico de dimensão interdisciplinar tem como objetivo apresentar e discutir questões associadas à execução do processo brasileiro de adequação contábil às normas contábeis internacionais, tendo como foco a teoria da ação comunicativa do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas. Para isso, realiza-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo, onde se efetua a revisão da literatura sobre os principais lineamentos formulados pelo referido autor vis-à-vis ao processo de implantação dos novos pronunciamentos contábeis. O estudo permite concluir que os pressupostos do paradigma de comunicação da filosofia habermasiana não foram cumpridos, o que pode dificultar a que os contadores assumam uma postura crítica constante frente a suas práticas.

Biografia do Autor

José Paulo Cosenza, UFF

Doutor em Contabilidad y Finanzas pela Universidad de Zaragoza (revalidado FEA-USP), Mestre em Ciências Contabeis (UERJ), Ex-Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da FAF-UERJ. Professor Titular do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração, Ciências Contãbeis e Turismo da UFF

Luiz da Costa Laurencel, UERJ

Doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, Professor Adjunto do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, e Vice-Diretor da FAF-UERJ.

Downloads

Publicado

12.02.2012