O BALANCED SCORECARD EM ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marcio Andre Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Marcia Maria Machado Freitas Faculdades Cearenses
  • Marcia Reis Machado UFPB
  • Wilton Freitas Petrobrás

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i1.35-54

Palavras-chave:

Entidade sem fins lucrativos. Avaliação de desempenho. Balanced scorecard.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de gestão a uma organização sem fins lucrativos que contemple a mensuração do desempenho fundamentada no Balanced Scorecard, buscando contribuir para a melhoria do seu processo de gestão. No intuito de verificar a funcionalidade desse modelo, bem como de demonstrar possíveis dificuldades e limitações, no que se refere à sua construção, fez-se uma aplicação no Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE. Verificou-se que, apesar das dificuldades observadas na construção de algumas etapas estabelecidas no modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. Constatou-se, também, que a inclusão desse modelo possibilitaria que não só o CETREDE, mas também outras entidades sem fins lucrativos se tornassem mais ativas, no sentido de seu processo de gestão ser orientado por sua missão e visão e não por previsão orçamentária.

Biografia do Autor

Marcio Andre Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Contabilidade, Mestre e Doutor em Administração (concentração em Finanças). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) e do Programa Multiinstitucional em Contabilidade (UFPB, UnB e UFRN).

Marcia Maria Machado Freitas, Faculdades Cearenses

Graduada e mestre em contabilidade e doutorando em educação. Professora da FAC.

Marcia Reis Machado, UFPB

Graduada, mestre e doutora em contabilidade. Professora do Programa Multiinstitucional em contabilidade (UnB/UFPB/UFRN).

Wilton Freitas, Petrobrás

Graduado em Adminstração.

Downloads

Publicado

04.04.2013