DESCONTINUIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE CONSUMO NÃO CÍCLICO: UM ESTUDO COM DADOS CONTÁBEIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING

Autores

  • Rui Américo Horta Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francisco José Santos UERJ
  • Marcelino José Jorge FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.63-83

Palavras-chave:

Descontinuidade de empresas, Empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico, Variáveis contábeis, Data mining, Balanceamento de base de dados.

Resumo

A descontinuidade das empresas é um tema que cada vez mais vem sendo estudado no campo da contabilidade e finanças devido ao número de partes que são afetadas pelo fracasso corporativo de uma entidade ser considerável. Bancos, investidores, governos, auditores, gerentes, fornecedores, empregados e muitos outros têm muitos interesses em saber se a entidade contábil continuará funcionando por tempo suficiente para cumprir seus compromissos. No Brasil os estudos neste tema ainda apresentam dificuldades por se encontrar bases de dados com dimensões reduzidas devido à qualidade dos dados disponíveis. Nesta pesquisa a base de dados é originada de demonstrativos contábeis de empresas brasileiras do setor econômico de consumo não cíclico listadas na BOVESPA do ano de 2000 a 2011. A pesquisa é classificada quanto aos fins como uma pesquisa descritiva e aplicada. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa experimental e documental. É utilizada estratégia de data mining que seleciona atributos e enfrenta a questão do desequilíbrio de classes, problema pouco estudado e presente neste tema porque nos ambientes econômicos normais o número de empresas classificadas como solventes são bem maiores do que aquelas classificadas como insolventes. O objetivo da pesquisa é melhor caracterizar aquelas empresas pertencentes ao setor de consumo não cíclico que apresentam maiores potenciais de virem a se tornar descontínuas atacando o problema do desequilíbrio entre as classes, além disso, aplicando a seleção de atributos. Os resultados obtidos e as validações realizadas da estratégia apresentada evidenciam o seu sucesso podendo ser considerada bem competitiva com outras estratégias apresentadas na literatura específica.

Biografia do Autor

Rui Américo Horta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Finanças e Controladoria

Francisco José Santos, UERJ

Departamento de Administração e Finanças

Marcelino José Jorge, FIOCRUZ

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

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Publicado

26.01.2014