Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (RAFDR) tem como principal foco o cumprimento do compromisso firmado em 1891 de auxiliar na construção de uma cultura jurídica sólida no Brasil e no mundo.

Na busca de fazer cumprir esse compromisso, a RAFDR seleciona e pública artigos, resenhas e traduções cuja temática envolva o fenômeno jurídico sob as mais diferentes óticas que possam auxiliar na compreensão da teoria geral do Direito contemporâneo e nas transformações do Direito tanto público como privado. 

Acrescente-se a esta missão, o papel de resgate histórico da RAFDR, resgatando para as novas gerações as lições dos grandes mestres que deixaram sua marca neste centenário periódico.

 

Políticas de Seção

Expediente

Informações técnicas de cada número públicado da RAFDR

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Nacionais

Artigos escritos em língua portuguesa (Brasil & Países de Comunidade de língua portuguesa)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos internacionais

Artigos nos idiomas espanhol, francês, inglês e alemão. A avaliação por pares dos artigos dessa seção está sujeita a decisão do Conselho Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Traduções para o idioma Português(Brasil) de artigos internacionais com autorização dos detentores do Direito autoral do artigo traduzido.

A aceitação para publicação de traduções é decisão do Conselho Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas somente serão aceitas para publicação se aprovadas pelo processo padrão de double peer review para garantir que somente resenhas de qualidade sejam publicadas na RAFDR

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notas Históricas

Seção de responsabilidade da Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito do Recife para resgate de artigos históricos da RAFDR.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos apresentados serão submetidos ao Editor, que avaliará preliminarmente a adequação do trabalho a linha editorial. Após essa análise, no caso do trabalho ser considerado adequado, o Editor submeterá o trabalho ao Conselho Editorial, que os julgará tendo em conta a avaliação por dois pares segundo o sistema double blind-review, que garante o sigilo de autores e avaliadores.

Todo procedimento de double blind-review ocorre pela plataforma OJS em que a RAFDR existe, garantindo assim registro de todo o procedimento nos registros da plataforma.

Os trabalhos serão recebidos como já autorizados para a publicação, sem qualquer ônus para a revista ou para a Instituição, tendo em vista o seu caráter científico. Os trabalhos deverão ser submetidos em nosso portal (CLIQUE AQUI).

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior difusão do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Os números públicados no sítio da RAFDR também são arquivados em mídia digital para sua manutenção para a posteridade

 

Ausência de Taxas de Submissão, Publicação e Acesso

Não são cobradas taxas de submissão, revisão, publicação, distribuição ou download.

A Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife é totalmente gratuita.