INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM MAIOR CONTRIBUIÇÃO À PÓS- GRADUAÇÃO NO BRASIL - Período entre 1995 e 2014

Caroline Lievore, Priscila Rubbo

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentaram maior contribuição na consolidação da pós-graduação no Brasil, no período entre 1995 e 2014. Os dados foram coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da Capes (GeoCapes). As variáveis utilizadas no estudo foram o “número de programas de pós-graduação”, a “distribuição de vínculos docentes”, a “distribuição de discentes nas IES”, no período entre 1998 e 2014, e a “concessão de bolsas de estudo” por IES, no período entre 1995 e 2014. Os resultados mostram o papel fundamental
das universidades públicas, essencialmente as universidades federais, na consolidação da pós-graduação brasileira; confirmam que as universidades com melhores resultados são as que apresentam o maior número de docentes por programa de pós-graduação e revelam que houve queda de 3% no número de discentes titulados por docente/ano. Palavras-chave Instituições de Ensino Superior. Pós-Graduação. Produção Científica.

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