Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista CARTEMA é uma publicação semestral vinculada ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB. Criada no ano de 2012, em formato impresso, a partir de 2017 adotou o formato eletrônico.

CARTEMA publica trabalhos inéditos em português, espanhol, inglês e ensaios visuais. Mantém fluxo contínuo de recebimento de artigos avaliados em sistema duplo cego, além de chamadas específicas para os dossiês temáticos.

Suas seções atendem as três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, a saber: Processos Educacionais, que focaliza  investigações em espaços formais, não-formais e informais de ensino/aprendizagem; Processos Teóricos, que contempla aspectos relativos às teorias, histórias e suas múltiplas relações com as Artes Visuais; Processos Criativos, voltados para a discussão sobre poéticas.

A Revista é de livre acesso para autores e leitores, com Conselho Editorial Nacional e Internacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Cartema mantém fluxo contínuo de recebimento de artigos, ensaios visuais, entrevistas e resenhas avaliados em sistema duplo cego, além de chamadas específicas para os dossiês temáticos. Os critérios de avaliação consideram: reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas da área; interesse, relevância e originalidade do texto; adequação linguística; formatação e referências de acordo com modelo de submissão.

A proposta de Dossiê pode ser feita por pesquisadores nacionais e estrangeiros a partir das chamadas da Revista. 

 

Periodicidade

A Revista Cartema é anual, publicando um número por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, sob o princípio da democratização do conhecimento.

Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação dos trabalhos.