Número Temático: Saberes Africanos e Afrodiaspóricos na Educação em Ciências e Matemática (Janeiro a Abril de 2021)

A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação.

Este número temático conta como editores convidados o Prof. Dr. Douglas Verrangia, líder do grupo de pesquisa Identidades, Ciências e Culturas e professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar (PPGE-UFSCar), docente do departamento de Metodologia de Ensino, e com o Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho, líder do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, e professor dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM e Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC – UFPE.

O Volume 3, número 1, tratará da temática dos saberes africanos e afrodiaspóricos na Educação em Ciências e Matemática, envolvendo: aspectos ligados à história das Ciências Naturais e da Matemática; processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação das relações étnico-raciais nestes campos; bem como com a formação de professores que ensinam ciências e matemática para lidar positivamente com as relações étnico-raciais vividas em aula. Trata-se de dar destaque ao crescente campo de estudos que valoriza as africanidades no contexto da educação em Ciências e Matemática, contribuindo para a construção de um projeto de nação efetivamente comprometido com a superação do racismo no contexto educativo e com equidade e justiça social em todas as áreas.

DATAS IMPORTANTES:
Publicação da chamada para artigos: 13/07/2020
Submissão dos trabalhos completos: 23/11/2020
Notificação dos trabalhos aceitos: 28/02/2021
Publicação do número especial (v.2, n.3): 30/04/2021


As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas e não estarem em análise por outro periódico.
Para mais informações sobre o processo de submissão e acesso ao Template para formatação do artigo, acesse: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/about/submissions#onlineSubmissions

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados pelo e-mail: curriculoedocencia@ufpe.br