Os adolescentes falando: entrevistas, diários de campo e o papel do pesquisador enquanto ouvinte

Kalina Vanderlei Silva, Simonelly Ferreira Vilela, Douglas Batista de Oliveira, Anderson Vicente da Silva

Resumo


Este artigo busca realizar uma reflexão epistemológica acerca do papel do cientista enquanto ouvinte, assumido durante a aplicação de entrevistas e observações participativas empregadas como instrumentos de coleta de dados em pesquisas interdisciplinares. Para tanto, toma como base a experiência de coleta de dados em um projeto interdisciplinar sobre identidades de adolescentes em Recife, cotejada com reflexões teóricas de disciplinas como a História Oral, a Análise do Discurso e a Etnografia.

Palavras-chave


metodologia; interdisciplinaridade; adolescentes; identidades; oralidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i25p215-228



 

Qualis (CAPES): B1 (Quadriênio 2013-2016)

Diretórios:


Indexadores:

 JURN: Get the research you need, free

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

 

 

Institucional