A crítica ensaística de Osman Lins sobre o acesso do jovem escolar à cultura brasileira

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Ricardo Magalhães Bulhões

Resumo


Este texto tem por objetivo tratar da crítica ensaística de Osman Lins sobre o corpus de obras, para leitura e estudo, que compõe os compêndios de Português adotados nas escolas para o ensino da língua nacional no Curso Secundário. Mais especificamente, pretende-se refletir sobre como Osman Lins analisa os procedimentos adotados pelos autores desses compêndios para apresentar aos educandos a literatura brasileira. Nosso objeto de estudo e análise restringe-se a seis ensaios que Lins publicou, originalmente, no ano de 1965, no jornal Imprensa Universitária de Pernambuco e, posteriormente, em 1977, foram recolhidos, sob a forma de primeiro capítulo, intitulado “O livro didático – primeiro tempo: 1965” (1977, p.13-40), do livro Do ideal e da glória: problemas inculturais  brasileiros.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p466-491

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