A Rainha dos Cárceres da Grécia: a escrita em exílio

Emanuelle Alves Adacheski, Keli Cristina Pacheco

Resumo


A Rainha dos Cárceres da Grécia fala de um livro, seu homônimo, em absconso, mas com um resquício de visibilidade: a leitura de um narrador sem nome. A partir da noção de existência como exílio e asilo, de Jean-Luc Nancy, analisamos a distância intransponível que, ao mesmo tempo, é condição de existência do dito livro. O exílio, para Nancy, é movimento para fora  que não parte de lugar nenhum. Ainda sob essa perspectiva, abordamos também a condição nômade da personagem Julia, autora do livro, e como isso afeta sua obra. Por último, tratamos da viagem do narrador na análise da obra, em busca de significação na linguagem incapturável de Julia, mulher a quem amou e que morreu pouco tempo depois de terminar a obra.

Palavras-chave: A Rainha dos Cárceres da Grécia, escrita e exílio.


Texto completo:

PDF

Referências


BLANCHOT, Maurice. A preensão persecutória. In: O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011, p. 15-17.

LINS, Osman. A rainha dos cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

NANCY, Jean-Luc. La existencia exiliada. Archipiélago: Cuadernos de Crítica de la Cultura, Nº 26-27, invierno 1996, Barcelona.

NITRINI, Sandra. Paralelo despretensioso: Budapeste, de Chico Buarque, e Avalovara, de Osman Lins. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 31. Brasília, janeiro-junho de 2008, pp. 191-200.

PACHECO, Keli. Duas quêtes do exílio. In: A comunidade em exílio - literatura comparada entre Lima Barreto e Roberto Arlt. São Paulo: Annablume, 2013, p. 50 -51.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. In: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 46-60.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p381-393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional