A ideia insistentemente repetida no velho manuscrito: o colecionamento em Osman Lins

Elizabeth Hazin

Resumo


Resumo:

Partindo da ideia de que existem vínculos fortes entre a arte daquele que coleciona (e que, para Walter Benjamin, reúne em torno de si um resumo do universo) e daquele que escreve (e que, segundo Osman Lins, promove harmonia através da confluência do disperso), este artigo pretende mapear, no texto de Avalovara, conjuntos temáticos que tornem mais evidente o método de que a autor pernambucano se vale para transformar a matéria bruta do mundo por ele apreendida em arte, o que implica todo um percurso de identificação, seleção e, sobretudo, de ordenação dessa matéria.

Palavras-chave: Avalovara, Escrita e colecionamento, Estruturação textual.

 

Abstract:

Starting from the idea that there are strong links between the art of the one who collects (that, for Walter Benjamin, gathers around him a summary of the universe) and that of the one who writes (that, according to Osman Lins, promotes harmony through the confluence of the dispersed), this article intends to map, in the text of Avalovara, themed sets that become more evident the method that the author from Pernambuco makes use of to transform gross matter world for he seized in art, which implies an entire route of identification, selection and sorting of this particular matter.

Keywords: Osman Lins’ Avalovara, Writing and Collecting, Textual Structuring.


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