Uma análise linguístico-discursiva das marcas identitárias do professor de língua inglesa

Didiê Ana Ceni Denardi, Siderlene Muniz-Oliveira

Resumo


Resumo:

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise realizada em textos produzidos por professores de língua inglesa da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, em que analisamos a construção da identidade desses professores. Partimos da abordagem teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo, que considera que a linguagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano (BRONCKART, 1999), e de autores que estudam a questão da identidade (HALL, 1996). Os textos dos professores foram produzidos em um curso integrante de um Programa de Extensão Universitária denominado Integração e Formação em Letras Português e Inglês do Curso de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (DENARDI, OLIVEIRA, 2013). Para a análise dos dados, utilizamos o conceito de conteúdo temático, figuras de ação e vozes, tendo como base o Interacionismo Sociodiscursivo. Como resultados, os textos revelam alguns aspectos da identidade dos professores, tais como o esforço individual e o senso de responsabilidade, como aspectos importantes de construção da identidade.

Palavras-chave: construção da identidade, Interacionismo Sociodiscursivo, professores de língua inglesa, curso de extensão universitária.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p562-580

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