A Função dos Instrumentos Propiciadores do Desenvolvimento Docente

Maria Ilza Zirondi, Elvira Lopes Nascimento

Resumo


Resumo:

Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2003; 2006; 2008 e 2009), neste artigo pretendemos expor dados obtidos a partir de um Curso de Formação Continuada (CFC). Objetivamos discutir a noção de instrumentos (VIGOTSKI, 2003; FRIEDRICH, 2012) como propiciadores do desenvolvimento docente. A análise recai sobre trechos dos discursos produzidos durante a formação para discutirmos como os conflitos gerados podem contribuir para a apropriação de conhecimentos relativos à elaboração de Modelos Didáticos de Gêneros e Sequências Didaticas (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004).

Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo; Formação de professores; Instrumentos.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p657-679

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