Investigação didática e(m) formação de professores: a articulação entre a theoria e a praxis

Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira

Resumo


Resumo:

No campo da formação de professores, têm predominado modelos clássicos de transmissão de saberes, assumindo, comummente, a forma de ensinos frontais. Porém, nos últimos anos, começaram a surgir modelos de formação construídos numa lógica de alternância entre a teoria e a análise reflexiva de práticas efetivas de ensino. E isto uma vez que, e na esteira do Interacionismo Sociodiscursivo, a linguagem é o instrumento principal de qualquer reflexão (BULEA & BRONCKART, 2010). Nesta nossa contribuição, descrevemos, precisamente, uma pesquisa que parte de um modelo de formação contínua para o ensino da escrita construído em alternância, visando estudar o impacto daquele sobre as práticas efetivas de ensino de formandos-professores, apresentando-se também, num segundo momento, os métodos de tratamento e de análise dos dados recolhidos, em que, como veremos, as interações verbais estão no centro de tais métodos. Os resultados obtidos mostram as potencialidades de tais métodos.

Palavras-chave: práticas de formação e de ensino, interações didáticas, escrita


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p680-696

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