A Relação Pensamento, Ação e Emoção no Hipertexto: uma perspectiva para o ISD

Dinora Fraga, Noeli Reck Maggi

Resumo


Resumo:

Este texto visa contribuir para a compreensão sobre o que significa a proposta de estender o elemento teórico da sequencialidade dos textos para dispositivos tradicionalmente teorizados a partir da cultura textual impressa - sequência linear, para os dispositivos digitais - sequência não linear, começar-se-á elucidando, brevemente, para efeitos de uma proposta, o que é entendido, nas teorias linguísticas, como sequência textual linear, a partir de Bronckart (1997). A seguir, discutir-se-á a não linearidade, uma vez que esse é um dos temas da planificação textual a ser abordado como objeto deste estudo. Por último, tratar-se-á da discussão sobre emoção inserida no aporte teórico do (ISD), através de Vigotsky (2003) e da semiótica, através de Greimas e Fontanille (2003).

Palavras-chave: Hipertexto, Mecanismos enunciativos, Texto não linear, Emoção e modalização.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p757-775

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