v. 1, n. 19 (2017)

Eutomia 19 (Jul.2017)

DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i19

Dossiê Vygotski

O autor russo muito contribuiu para o entendimento de questões relacionadas ao desenvolvimento da criança, dando ênfase à importância do ensino e da aprendizagem como condições necessárias para o desenvolvimento. Atualmente, seu pensamento é igualmente relevante para os estudos que têm como objeto o desenvolvimento do adulto e do profissional. Releituras de Vygotski mostram que sua obra ultrapassa as questões da psicologia e alcança o domínio das ciências da educação e das ciências da linguagem. Os conceitos propostos por ele vêm contribuindo para a importância do papel do professor na sala de aula, no processo de construção dos saberes e na reflexão acerca do objeto de ensino.

Sumário

Eulália Leurquin, Fatiha Dechicha Parahyba, Sueli Cavendish
PDF
i-v

Conexões

Ricardo Lima Gomes, Maria Cristina Hennes Sampaio
PDF
1-22
Vicente Masip, José Alberto Miranda Poza
PDF
23-45
Luiz Costa Lima
PDF
46-51

Tradução

Dirce Waltrick do Amarante, Luci Collin
PDF
52-54

Estudos do Romance

Pedro Dolabela Chagas, Suelen Ariane Campiolo Trevizan
PDF
55-78

Linguística

Janette Friedrich
79-99
Ana Maria Esteves Bortolanza
PDF
100-120
Ana Valeria Bisetto Bork
PDF
121-141
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
PDF
142-156
Ana Angélica Lima Gondim, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
PDF
157-177
Fatiha Dechicha Parahyba
PDF
178-199
José Ricardo Carvalho
PDF
200-220

Poesia

Adriano Wintter, Joan Navarro
PDF
221-229