A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Maria Jane Chelly Oliveira Inácio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raimunda Fernanda Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Marjorye Isidio Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maribel Silva Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Palavras-chave:

Gestão de Unidades de Informação, Serviços de informação

Resumo

Estuda aspectos relativos à Gestão de Serviços em Bibliotecas Universitárias. Objetiva avaliar a gestão dos serviços de informação da Biblioteca Setorial Rodolfo Helinsk, a qual faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivos específicos: identificar missão desta unidade de informação; apresentar os serviços oferecidos pela unidade de informação; elencar sugestões de melhorias a serem implementadas na gestão de serviços nessa ambiência com vistas a satisfazer efetivamente as necessidades informacionais dos usuários.  Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e descritiva realizada mediante um estudo de caso na Biblioteca Setorial Rodolfo Helinsk através da aplicação das seguintes técnicas de coletas de dados: a observação não participante e a aplicação da entrevista com a Bibliotecária gestora da unidade de informação. Ressalta que a Biblioteca analisada, assim como as demais unidades do Sistema de Bibliotecas da Instituição, possui a missão de prestar suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Menciona que a unidade de informação oferece diversos tipos de serviços, dos quais se destacam: Cadastro, Empréstimo Domiciliar (Regular, Especial e para Fotocópia), Renovação, Quitação, Comutação Bibliográfica, Orientação bibliográfica e Auxílio ao usuário, Levantamento Bibliográfico, Orientação à normalização de documentos, orientação à solicitação do ISBN, orientação à solicitação do ISSN, orientação à solicitação de Direitos Autorais, Catalogação na Fonte e orientação nos Repositórios Digitais. Elenca sugestões de melhorias a serem implementadas na gestão de serviços na Biblioteca Analisada. Conclui refletindo acerca da importância da qualidade dos serviços em Unidades de Informação. 

Biografia do Autor

Maria Jane Chelly Oliveira Inácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UNP)

Especialização  em Psicopedagogia pela  Universidade Potiguar (UNP)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN)

Raimunda Fernanda Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). 

Marjorye Isidio Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maribel Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN).

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Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigos