Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A IRIS tem como objetivo central divulgar importantes contribuições para o debate sobre a presença e a atualidade da Ciência da Informação em áreas conexas e junta-se, como outras revistas científicas, à ação de compartilhar e comunicar o conhecimento à sociedade.


MISSÃO

Fomentar e disseminar a pesquisa e a produção de conhecimento, promovendo a integração entre as comunidades científicas brasileiras e mundiais no âmbito da Ciência da Informação e áreas correlatas.


FOCO

Enfoca questões relativas a produção de conhecimento sobre problemas contemporâneos contemplados pela Ciência da Informação. Tem interesse na publicação de seções originais e inéditas de caráter científico, nos idiomas português, espanhol e inglês.


ESCOPO

O periódico é de acesso livre e publicado em formato eletrônico pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Dirige-se a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da Ciência da Informação e áreas correlatas.


PERIODICIDADE

Sua periodicidade é de fluxo contínuo.


SUBMISSÃO DE ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO


A IRIS publica contribuições originais e inéditas na forma de:
- artigos;
- relatos de pesquisa;
- ensaios; e
- resenhas.


Informa-se que a revista segue a orientação do WebQualis para periódicos científicos, privilegiando contribuições decorrentes de descobertas científicas e acadêmicas no campo da informação.


PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

Os procedimentos editoriais seguem a orientação WebQualis para periódicos científicos, em observância aos seguintes critérios:

a) prioridade a textos inéditos decorrentes de pesquisas concluídas ou em fase de conclusão;
b) prioridade à descoberta científica e à invenção metodológica ou conceitual;
c) prioridade aos autores com maior titulação;
d) prioridade a textos de diferentes regiões do país e do exterior;
e) possível impacto na Ciência da Informação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Esta seção reúne artigos que contemplam discussões teórico-conceituais e práticas realizadas no campo da informação e suas correlações.
Mínimo de páginas: 15
Máximo de páginas: 25

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Esta seção reúne artigos que contemplam discussões teóricas, conceituais, metodológicas e práticas em andamento no campo da informação e suas correlações.
Mínimo de páginas: 15
Máximo de páginas: 25

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Esta seção reúne análises críticas de publicações nacionais e internacionais vinculadas ao campo da informação.
Mínimo de páginas: 05
Máximo de páginas: 10

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1) As contribuições para publicação na IRIS deverão ser exclusivamente inéditas;
2) As contribuições recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros da Comissão Editorial ou consultores ad hoc , dentro de suas especialidades;
3) O resultado do parecer da Comissão Editorial, sob anonimato, será comunicado aos autores;
4) A Comissão Editorial reserva-se o direito de devolver originais, quando se fizer necessária alguma correção ou modificação de ordem temática e/ou formal;
5) A Comissão Editorial procederá as alterações de ordem puramente formal, ortográfica e gramatical, realizadas por revisores especializados.

ATENÇAONão serão aceitos textos previamente publicados, inclusive em anais de eventos da área de Ciência da Informação.

 

Periodicidade

A Revista IRIS tem abrangência nacional e internacional. Sua periodicidade é de fluxo contínuo, cujo fascículo será lançado no primeiro mês do ano e atualizado à medida em que os artigos estejam avaliados pelos pares e revisados pela Comissão Editorial. 

A publicação coletiva dos artigos da IRIS apresenta-se na página SUMÁRIO sendo a mostra desta página condicionada ao seu fechamento total e não ao tempo das adições individuais dos artigos a medida que sejam inseridos até o fechamento do sumário atual da edição.

 

Política de Acesso Livre

A IRIS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior intercâmbio global e a democratização do conhecimento.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado).