Estudos Terminológicos e Aplicações da Filosofia da Linguagem
DOI:
https://doi.org/10.51359/2318-4183.2017.236184Palavras-chave:
Filosofia da Linguagem. Terminologia. Jogos de Linguagem. Semiótica.Resumo
Partindo das percepções de Filosofia da Linguagem, com enfoque na Semiótica de Peirce e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein, o objetivo desse trabalho é relacionar teorias da Filosofia da Linguagem aplicáveis aos princípios da Terminologia Técnico-Científica. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na literatura de Filosofia, Linguagem e Terminologia tendo em vista a verificação das convergências entre aplicações comuns entre as três áreas. Esse estudo permitiu depreender que a Semiótica e a questão dos jogos de linguagem são requisito fundamental para que sejam compreendidos alguns dos princípios filosóficos da Terminologia Técnico-Científica como, por exemplo, o ponto de partida que é a linguagem natural. Porém, ela se torna especializada de acordo com contexto de uso profissional, no qual a comunicação por termos científicos se dá mediante representações de signos que, mais uma vez, só adquirem sentido se forem partilhados pelos membros da comunidade, ou seja, se todos os envolvidos na comunicação comungam das mesmas regras desse jogo de linguagem. Essas constatações também se relacionam com o conceito contemporâneo de Swales acerca das comunidades discursivas.Downloads
Publicado
2018-04-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).