Referências socioculturais nos Sistemas de Organização do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.51359/2318-4183.2017.236185Palavras-chave:
Organização do Conhecimento. Referências socioculturais. Sistemas de Organização do Conhecimento. Ciência moderna. Ciência pós-moderna.Resumo
Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) têm suas referências ancoradas nas formas de organizar o mundo enquanto representações socioculturais. Compreender como se vinculam os ‘modos de organização do conhecimento aos modos de organização cultural’ pode permitir verificar porque os SOC são tão diversos, porque sua validade não é universal e porque podem refletir visões de mundo privilegiadas. Concepções hegemônicas da relação entre formas socioculturais e a Organização do Conhecimento (OC) podem ter levado a que essa relação não tenha sido criticamente analisada, ficando implícita ou sendo considerada natural. Considerando essa situação, este trabalho procura discutir os padrões socioculturais tomados como referência na OC, descrever brevemente princípios relativos às concepções moderna e pós-moderna da ciência, exploraras reflexões de alguns pesquisadores da área de Ciência da Informação (CI) sobre a relação entre o conhecimento e a OC e identificar algumas das implicações dessas concepções nos procedimentos e produtos da OC.Downloads
Publicado
2018-04-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).