Referências socioculturais nos Sistemas de Organização do Conhecimento

Marilda Lopes Ginez de Lara, Luciana Corts Mendes

Resumo


Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) têm suas referências ancoradas nas formas de organizar o mundo enquanto representações socioculturais. Compreender como se vinculam os ‘modos de organização do conhecimento aos modos de organização cultural’ pode permitir verificar porque os SOC são tão diversos, porque sua validade não é universal e porque podem refletir visões de mundo privilegiadas. Concepções hegemônicas da relação entre formas socioculturais e a Organização do Conhecimento (OC) podem ter levado a que essa relação não tenha sido criticamente analisada, ficando implícita ou sendo considerada natural. Considerando essa situação, este trabalho procura discutir os padrões socioculturais tomados como referência na OC, descrever brevemente princípios relativos às concepções moderna e pós-moderna da ciência, exploraras reflexões de alguns pesquisadores da área de Ciência da Informação (CI) sobre a relação entre o conhecimento e a OC e identificar algumas das implicações dessas concepções nos procedimentos e produtos da OC.

Palavras-chave


Organização do Conhecimento. Referências socioculturais. Sistemas de Organização do Conhecimento. Ciência moderna. Ciência pós-moderna.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista IRIS  -  Informação, Memória e Tecnologia (ISSN: 2318-4183) é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Based on a work at www.periodicos.ufpe.brPermissions beyond the scope of this license may be available at https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/index.