Organização do Conhecimento e Kant: uma análise do debate epistemológico sobre realismo e idealismo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2318-4183.2017.236188Palavras-chave:
Realismo. Idealismo. Immanuel Kant. Epistemologia. Organização do Conhecimento.Resumo
Estudos epistemológicos podem contribuir para o campo de Organização do Conhecimento (OC). Um importante tema de pesquisa em epistemologia é a distinção entre realismo e antirrealismo ou idealismo. Tal tema recebeu contribuições do filósofo Immanuel Kant, no sentido da definição de uma terceira via para a dicotomia. O presente trabalho tem como propósito refletir sobre o reconhecimento da necessidade de uma terceira via para a dicotomia realismo versus idealismo na OC. Caracteriza-se esse debate em epistemologia, de acordo com Hessen (1980) e Norris (2007), buscam-se as convergências sobre esse debate nas pesquisas sobre as posturas epistêmicas e abordagens na OC, e identifica-se elementos de tal debate nas pesquisas em OC que abordam o pensamento de Immanuel Kant. Considera-se que uma terceira via para a dicotomia realismo versus idealismo na OC seria bem vinda. Pois essa dicotomia da teoria epistemológica se reflete na pesquisa em OC. Um exemplo desse reflexo é o debate sobre abordagem ontológica e epistemológica e postura positivista e pragmática na OC. Nesse sentido, o pensamento de Immanuel Kant, em especial sua filosofia transcendental presente na obra ‘A crítica da razão pura’, pode ser considerado como opção para fundamentar as pesquisas em OC.Downloads
Publicado
2018-04-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).