Percurso metodológico para análise de sites na internet

Rejane Ramos Machado, Lidiane dos Santos Carvalho

Resumo


Esta pesquisa objetiva apresentar critérios metodológicos para análise de sites a partir do espaço atribuído ao campo da Ciência da Informação (CI) e como ela pode contribuir para os estudos de recuperação da informação por parte do usuário. Como método para a construção destes critérios, emprega-se revisão de literatura em base de dados especializadas e observação empírica com participação do especialista. Como resultado, observa-se que a organização da informação não é estática e está em constante processo de revisão e ajustes. Os eixos utilizados para identificar informações nos sites pelo especialista foram: conteúdo, credibilidade, design e legibilidade. Identificou-se que muita informação sobrecarrega o usuário. O fato de ser sucinta, resumida em sua proporcionalidade são quesitos para melhorar a capacidade de entendimento de quem busca e filtra a informação. Considera-se finalmente que estudos de usuários e sistemas de representação da informação, sejam incluídos na etapa anterior a estratégia de implementação de sites, quanto a sua utilidade e aplicabilidade.


Palavras-chave


Análise de sites; Fontes de informação; Informação e saúde.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista IRIS  -  Informação, Memória e Tecnologia (ISSN: 2318-4183) é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Based on a work at www.periodicos.ufpe.brPermissions beyond the scope of this license may be available at https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/index.