A produção científica sobre mediação da informação em arquivos: uma análise bibliométrica

Dayane dos Santos Farias, Thais Helen do Nascimento Santos

Resumo


A mediação da informação tem sido amplamente discutida na Ciência da Informação, sobretudo no ambiente das bibliotecas.  Em contrapartida, as reflexões no âmbito dos arquivos carecem de maior aprofundamento. Nesse contexto, este estudo analisa a produção científica sobre mediação da informação em arquivos indexada na base de dados BRAPCI, no período de 2010 a 2020. Objetiva identificar os artigos, autores, ano de publicação, autores mais citados e vinculação institucional dos mesmos. A metodologia utilizada pauta-se na bibliometria, bem como a utilização das técnicas de análise de citação. Os resultados da pesquisa revelam que apesar do crescimento das discussões sobre mediação da informação nos últimos anos, ainda há uma escassez de publicações que abordem a mediação em arquivos de forma mais efetiva, ou seja, há a necessidade de maiores reflexões e aprofundamento sobre a temática em questão.


Palavras-chave


Mediação da Informação; Arquivo; Análise bibliométrica; BRAPCI.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista IRIS  -  Informação, Memória e Tecnologia (ISSN: 2318-4183) é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Based on a work at www.periodicos.ufpe.brPermissions beyond the scope of this license may be available at https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/index.