Segurança da Informação Organizacional e Sêniores: Aspectos para mitigação de riscos

Filipe Valença e Silva, Jefferson David de Araújo Sales, Alessandra Cabral Nogueira Lima

Resumo


A pesquisa teve o propósito de identificar fatores de risco à segurança da informação (SI) oriundos de hábitos e características de empregados de idade avançada em organizações, uma vez que os pilares da SI confidencialidade, integridade e disponibilidade necessitam ser equilibrados. O trabalho de características quantitativas foi realizado na EMDAGRO-SE, organização que possui mais de 60% de seus empregados com idades acima de 55 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário e através da estratégia da observação participante. Em seguida, dos dados foram tratados com estatística descritiva, e verificou-se que os usuários mais velhos da organização apresentaram comportamentos mais inseguros com maior frequência que os mais jovens, a exemplo de uma menor busca por conhecimento sobre SI, desconhecimento sobre phishing, reduzida utilização de backup, dificuldades no gerenciamento de senhas e menor prática na utilização de dispositivos conectados à internet.


Palavras-chave


Segurança da informação; Tecnologias digitais; Mitigação de riscos

Texto completo:

PDF

Apontamentos



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: