Análise das Principais Competências Exigidas dos Profissionais de Contabilidade nas Instituições Públicas: Um Levantamento Realizado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

GESUALDO MENEZES CAVALCANTE, Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Resumo


O presente artigo objetivou apresentar uma análise das competências técnicas exigidas em concurso público, dos profissionais de contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e a execução dessas competências na prática organizacional após a nomeação e atuação desses profissionais na Instituição. Justifica-se esta pesquisa porque as mudanças advindas do processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas as Entidades do Setor Público exigem que as competências dos profissionais da área (pré-estabelecidas em editais, órgãos reguladores e legislação) sejam executadas na prática, para que as normas brasileiras estejam adequadas às normas de outros países. A pesquisa também foi relevante uma vez que contribuiu para uma reflexão sobre as competências necessárias para a atuação dos profissionais de contabilidade nas instituições públicas. Quanto aos aspectos metodológicos foi realizado um levantamento de campo (survey) de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários submetidos aos 39 profissionais da contabilidade do IFAL e contou com 36 respondentes (92,3%). Os resultados evidenciaram que, de forma geral, as principais competências técnicas exigidas dos profissionais de contabilidade discriminadas no Edital de nº 05/2011 do IFAL não estão sendo efetivamente exercidas na prática organizacional. Apenas 31% das competências analisadas são executadas por mais de 50% dos profissionais de contabilidade da instituição; 95% dos Técnicos em Contabilidade não executam a Contabilidade de Custos e somente 27% dos Contadores elaboram as demonstrações contábeis e a prestação de contas anual do órgão. Os resultados sinalizam a necessidade de ajustes, nas competências técnicas dos profissionais contabilistas da instituição para os próximos concursos.


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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE