Recursos Lúdicos no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior: Um Estudo Bibliométrico

Gabriela de Vasconcelos, Yumara Lúcia Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos, Jackeline Martins da Silva Paula

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar a produção cientifica e contribuição para a praxis acerca da temática da utilização de recursos lúdicos (jogos) no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, direcionada para as áreas de Administração e Contabilidade. Adotou-se uma abordagem mista, de natureza analítica-descritiva, com vistas mapear a produção cientifica em torno da temática. Desse modo, levou-se a cabo uma pesquisa bibliométrica através do Portal de Periódicos da Capes a partir da base de dados Scielo, que evidenciou uma amostra reduzida ao restringir a pesquisa ao nível superior. Observou-se, portanto, que dois autores se destacam na produção a respeito do tema uma vez que aparecem nos dois artigos que compõem a amostra, evidenciando a existência de grupos de pesquisa e a continuidade dos estudos na área, além disso, muito embora apresentem enfoques diferentes, eles apresentam o mesmo nicho temático: jogos de empresas no âmbito dos cursos de Administração. Aliado a isso, destaca-se que os autores mais citados nos artigos pertencentes à amostra são da literatura nacional o que comprova a grande relevância das obras nacionais para o estudo do tema. Além disso, algumas melhorias são propostas ao estudo em questão, quais sejam: utilização de mais bases de dados, inclusão de anais de congressos na busca para que haja o aumento da amostra e utilização de indicadores bibliométricos a fim de refinar a análise e discussão dos dados.

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE