A Influência dos Custos na Formação de Preços: Um Estudo no Processo de Beneficiamento do Pescado no Município de Augusto Corrêa – Pará

Gemeson Luis dos Santos Santana, Anderson Roberto Pires e Silva, Tadeu Junior de Castro Gonçalves

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar as principais estratégias utilizadas para a formação de preço das empresas que trabalham com o beneficiamento de pescado no município de Augusto Corrêa, Nordeste do Estado do Pará – Brasil. A pesquisa partiu do desejo de chamar a atenção dos empresários para as vantagens e utilidades que as informações contábeis de custo propiciam para a empresa, para que entendam como o preço de seus produtos são formados e como isso pode auxiliar na lucratividade e rentabilidade da empresa. A pesquisa partiu de um estudo de caso múltiplo holístico (Yin, 1989) com utilização de pesquisa de campo apoiada em entrevistas com aplicação de questionários (Gil, 2010). A análise dos dados se sustentou na análise de conteúdo (Bardin, 2009). Os resultados da pesquisa evidenciam que mesmo sem terem formação específica em contabilidade, os gestores adotam estratégias voltadas à contabilidade de custos para a formação do preço de seus produtos. As principais estratégias utilizadas para a formação de preço consistem na utilização do mark-up, o qual é aplicado sobre os custos de produção e também a utilização da combinação das informações de custos e  informações de mercado, constatou-se ainda que a utilidade das informações dos custos de produção servem para definir o preço de venda e para controle dos custos de produção, que os gastos gerais de produção são os custos mais relevantes no processo produtivo e que precisam de uma melhor forma de alocação dos mesmos aos produtos.

Palavras-chave: Formação de preço, custos, contabilidade de custos, markup.


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ARTIGO

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE