GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Uma análise das Estruturas Curriculares das Universidades da Região Nordeste sob a ótica da ISAR UNCTAD ONU

Luiza Teti Mayer, Daniel William Campos Coelho, Lucas Libni Ramos dos Santos, Rodrigo Vaz Gomes Bastos

Resumo


No Brasil, as estruturas curriculares para os cursos de graduação seguem a Resolução CNE/CES 10, de 2004, estabelecida pelo Ministério da Educação, buscando harmonizar as normas e padrões internacionais de contabilidade, enquanto que, para o ambiente internacional, a ONU estabeleceu diretrizes para a qualificação profissional dos contadores com a proposta de um Currículo Mundial. Buscou-se, portanto, evidenciar o grau de semelhança das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior públicas da região Nordeste em relação ao CM. Assim, foi selecionada a amostra com cinco instituições, escolhendo-se os primeiros lugares no ranking de curso da região Nordeste, comparando-se suas estruturas curriculares e ementas de cada uma dessas Universidades com os conteúdos propostos pela ISAR/UNCTAD/ONU, gerando, então, um índice de semelhança. Esta quantificação foi baseada na adaptação da técnica do índice de disclosure, já utilizada e adaptada em estudos prévios. Os resultados encontrados evidenciaram uma maior semelhança entre os currículos da amostra e o CM quanto ao Bloco 1 – Conhecimento Organizacional e de Negócios e ao Bloco 3 – Conhecimento Básico em Contabilidade, Auditoria, Tributos e áreas relacionadas, com 42% e 62%, respectivamente, de similaridade total – obtendo, individualmente, a UFPB o maior grau em ambos os blocos. Por outro lado, o Bloco 4 – Avançado (Optativo) em Contabilidade, Finanças e áreas relacionadas, alcançou um total de 18%, estando a UFPE com maior aproximação individual do CM. Por último, o Bloco 2 – Conhecimento em TI alcançou um índice total de 15%, com a UFRN atingindo o maior índice. Propõem-se para estudos futuros a expansão da amostra, incluindo também na análise as instituições de ensino superior privadas, além de introduzir como objeto de análise a qualidade do ensino.

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE