Níveis de Aderência das Estruturas Curriculares dos Cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Localizadas no Município de Recife com a International Education Standard 2

Danilo José Campos Coelho, Daniel William Campos Coelho, Álvaro Pereira de Andrade, Hemílio Fernandes Campos Coelho

Resumo


A presente pesquisa objetiva identificar os níveis de aderência das estruturas curriculares dos cursos de graduação de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior, localizadas na capital do Estado de Pernambuco, com o modelo International Education Standard 2 (IES 2). O estudo adota como referencial teórico a Teoria Institucional e seus pressupostos, pois confere a abordagem sobre procedimentos adotados pelas organizações, decorrentes de crenças e normas institucionalizadas na sociedade. A hipótese da pesquisa envolve o processo de isomorfismo mimético, que se aponta como o processo de institucionalização de práticas em um ambiente de incertezas, fazendo com que as instituições se modelem de forma assemelhada entre si. Trata-se de uma pesquisa descritiva, através de procedimento técnico documental. Quanto à abordagem do problema da pesquisa se utiliza de técnica quali-quantitativa para análise e interpretação dos dados. As Instituições de Ensino Superior analisadas estão presentes na base de dados do e-MEC. Ao todo, quinze Instituições de Ensino Superior do Munícipio de Recife constituem a subpopulação para análise dos dados. Essa análise envolve a identificação do nível de aderência das estruturas curriculares dos cursos de Ciências Contábeis dessas instituições analisadas com a IES 2. Os resultados indicam que os cursos de Ciências Contábeis analisados encontram-se bastante aderentes com a IES 2. Por outro lado, identifica-se que nenhum curso analisado encontra-se totalmente aderente. Este estudo aplica o teste de comparação de proporções com auxílio do software estatístico R Project, com intuito de responder a hipótese de pesquisa sobre a existência de similaridade entre as estruturas curriculares. O resultado aponta evidências de isomorfismo mimético entre as estruturas curriculares dos cursos de Ciências Contábeis das instituições analisadas. Os resultados se relacionam com a teoria, destacando que as instituições apresentam evidências de institucionalização das mesmas práticas sociais que as envolvem.


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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE