Um [Des]Serviço à Gestão: Os conteúdos ementários de disciplinas de Contabilidade e Administração nos cursos de Administração e Contabilidade

Adjaelton Severino da Silva Florêncio, Jose Lindenberg Julião Xavier Filho

Resumo


A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. Neste contexto o papel do administrador é tomar decisões de forma a contribuir para o atingimento de tais objetivos, fazendo uso de todas as informações que subsidiem o processo decisório, dentre tais informações ou sistema de informação figura a contabilidade. Devido à importância do relacionamento teórico entre estes dois profissionais para a eficácia e eficiências dos atos administrativos, bem como o distanciamento empírico observado entre tais profissionais, esta pesquisa busca analisar o tratamento dado pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Nordeste aos conteúdos de administração e contabilidade na formação profissional de bacharéis em ciências contábeis e em administração. Para a fundamentação das análises fez-se uso da abordagem de formação por competências destacando a competência esperada de tais profissionais bem como o relacionamento entre eles. Foram realizadas análises dos conteúdos ementários dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis disponíveis nos portais das IFES com a intenção de verificar o tratamento ementário de tais conteúdos na formação profissional. Foram analisados 10 currículos de cursos de Administração e 9 currículos do curso de Ciências Contábeis. Os resultados indicam haver certo distanciamento entre a posição ementária (conteúdos) e as competências necessárias aos dois profissionais (contador e administrador), uma vez que ao invés de desenvolver competências que façam a relação harmoniosa a disposição dos conteúdos se mostra distante. Nos cursos de Ciências Contábeis os conteúdos de administração mais trabalhados foram (1) histórico e escolas da Administração e (2) funções administrativas. Nos cursos de Administração os conteúdos de contabilidade mais trabalhados foram (1) Fundamentos contábeis; (2) contabilidade de custos; e (3) Contabilidade gerencial.


Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE