NÍVEL DE INTANGIBILIDADE E VALOR DE MERCADO NAS EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES BRASILEIRAS

José Ricardo Revorêdo da Silva, Emanuelle Priscila de Almeida Peixoto, Talitha Tuane de Andrade Sarmento, Paulo Amilton Maia Leite Filho

Resumo


Os ativos intangíveis são elementos patrimoniais não monetários, identificáveis sem substância física, que representam itens associados a investimentos, conhecimento ou inovação científica e tecnológica. No cenário econômico atual, as empresas têm modelos de negócios cada vez mais voltados para o uso do conhecimento e tecnologias na busca de melhores resultados. Acredita-se, então, que um maior nível de ativos intangíveis pode intensificar a criação de valor das companhias. Considerando esse contexto, o presente estudo buscou analisar a relação entre o nível de intangibilidade e o valor de mercado das empresas familiares e não familiares, listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3), no período que compreende os anos de 2011 a 2017. A amostra final foi composta por 109 entidades familiares e não familiares. Para a análise dos dados, foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla com dados em painel não balanceado, sendo a variável dependente o valor de mercado, representado pela proxy M/B (market-to-book), e a variável de interesse, o nível de intangibilidade, representado pelo quociente entre o valor dos intangíveis e dos ativos totais. Os achados demonstraram uma relação positiva e significante entre o valor de mercado e o nível de intangibilidade para as empresas, o que atesta as premissas de que o mercado precifica os investimentos em ativos intangíveis, sendo este relevante para a agregação de valor das entidades. No que se refere à estrutura de propriedade, identificou-se uma relação significante com o valor de mercado. De maneira geral, as evidências aqui encontradas corroboram com os estudos anteriores que apontaram que a geração de riqueza e agregação de valor para as empresas estão cada vez mais atreladas ao ativo intangível.

Palavras-chave: Intangibilidade, Valor de mercado, Empresas familiares.


Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE