A Formação do Preço no Mercado Hoteleiro: Uma Questão Baseada nas Estratégias de Custos ou Marketing?

MAYLANE SANTOS MORAIS, SUELLEM GOMES GUSTAVO JARDIM, ANDERSON ROBERTO PIRES E SILVA, FREDERICK FAGUNDES ALVES

Resumo


O atual contexto do mercado hoteleiro de Parauapebas serviu de estímulo para a realização
da presente pesquisa, uma vez que, a procura por hospedagens diminuiu e a quantidade de hotéis
continuou se expandindo, porém, os preços das diárias permaneceram estáveis, surgindo assim à
oportunidade de se investigar o comportamento dos gestores em pensar e formar o preço das
estadias neste cenário de crise. Assim, o objetivo da pesquisa foi conhecer os fatores que
determinam a formação do preço das diárias no mercado hoteleiro na cidade de Parauapebas e de
forma complementar, conhecer as estratégias de formação do preço praticadas pelos gestores dos
hotéis, assim como, identificar a estrutura de custos e estratégias de marketing adotadas pelos
respectivos hotéis. A pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagem
qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário. A análise dos dados fundamentouse na técnica análise de conteúdo na qual definiram-se três categorias de análises: caracterização
dos hotéis e respectivos gestores; estrutura de custos dos hotéis; estratégias de marketing adotadas
pelos hotéis. Os resultados da pesquisa permitiram evidenciar que são dois os fatores que
determinam a formação do preço das diárias dos hotéis de Parauapebas, um fator interno que se
refere a gestão dos custos e um fator externo referente a concorrência e os clientes-alvo do hotel.
Observou que os hotéis utilizam uma estratégia mista de formação do preço que é baseada em
custos e em marketing (clientes e concorrência). Ressalta-se também que a apuração dos custos se
dá principalmente através do método de custeio por absorção que, junto com as informações obtidas
de marketing é aplicado o mark-up e a margem sobre vendas como métodos de precificação.

Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE