Reflexos da Divulgação de Provisões e Passivos Contingentes Ambientais no Valor de Mercado das Empresas de Alto Potencial Poluidor Listadas na B3

Vanessa Menêses Silva, Risolene Alves de Macena Araújo, Ednaldo Batista do Nascimento Júnior

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar os reflexos da divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais no valor de mercado das empresas de alto potencial poluidor listadas na B3. A amostra de pesquisa é constituída por 38 empresas com ações negociadas na B3, as quais compõem o grupo de alto impacto poluidor, conforme a Lei nº 10.165/2000, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Para atingir o objetivo desta pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo para verificar a divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais no período de 2011 a 2017, bem como a realização de uma regressão pelo MQO com a estruturação de dados em painel. O resultado não apresentou significância estatística entre a variável independente (DIVULG) e o Valor de Mercado, rejeitando assim a hipótese de pesquisa de que a divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais reflete positivamente no valor de mercado das empresas de alto potencial poluidor listadas na B3, ou seja, a divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais não reflete necessariamente em um aumento no valor de mercado das empresas de alto impacto poluidor listadas na B3. A variável Tamanho da Empresa apresentou significância estatística, sinalizando que quanto maior o tamanho da empresa maior será o seu Valor de Mercado e a variável Retorno sobre os ativos apresentou significância e uma relacionada negativa com o Valor de Mercado. O endividamento não apresentou significância estatística, sendo assim, não constitui um aspecto relevante para explicar o valor de mercado das empresas analisadas.

 

Palavras-chaves: Provisões e Passivos Contingentes Ambientais; Valor de Mercado; Empresas Potencialmente Poluidoras; Disclosure Ambiental.


Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE