Análise comparativa entre os conteúdos de Métodos Quantitativo do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco com os sugeridos pelo Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR

Danilo Nunes Balduino Guedes, Nathália Maria Williams Lucena, Filipe Ferreira dos Santos, Mário José Medeiros da Silva Júnior

Resumo


Uma boa formação é imprescindível para qualquer profissional e com o profissional da área contábil não seria diferente. O contador necessita estar sempre acompanhando as tendências de mercado, que exigem o conhecimento em variadas áreas como: economia, jurídica e métodos quantitativos para alcançar modelos de gestão contábil eficientes. Tendo essa informação como premissa fundamental, é notório que um currículo diversificado é de fundamental importância. Desta forma, a ONU/UNCTAD/ISAR propôs um modelo mundial de programa com diretrizes para a qualificação profissional do contador. Este estudo tem por objetivo realizar uma análise da grade curricular oferecida no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), particularmente em relação aos conteúdos das disciplinas de Métodos Quantitativos, comparando-os com os conteúdos da estrutura curricular estabelecida pelo Currículo Mundial (CM), resultando em um índice de similaridade. O cálculo foi baseado na adaptação da técnica do índice de disclosure, já empregada anteriormente em outros estudos, que forneceu o resultado em porcentagem do quanto o currículo analisado é semelhante ao CM. A partir disto, os resultados obtidos evidenciaram uma maior semelhança nos conteúdos de Probabilidade e Estatística, que obtiveram um nível de aderência de 100% na maior parte dos tópicos. Em contraste, houve tópicos com nível nulo de similaridade, que representam o uso do computador para criação de gráficos, a Programação Linear e os Modelos de Decisão Matemática. O índice geral de similaridade dos conteúdos atingiu 76,60%. Como sugestão, recomenda-se uma ampliação do escopo da amostra de modo que possa abranger as Universidades Federais situadas na Região Nordeste. Além disso, o índice pode ser aplicado a outros conteúdos abordados no CM.

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE